A Vaio está de volta ao Brasil: a antiga marca de notebooks da Sony agora é uma empresa independente e se uniu à Positivo para lançar seus laptops no país.

Até o começo do ano passado de 2015, a Vaio pertencia à Sony. Mas a japonesa decidiu se desfazer da custosa divisão de notebooks, que não tinha perspectiva de dar lucro. O fundo de investimento Japan Industrial Partners ficou com a marca.

Em agosto de 2015, a nova Vaio iniciou sua expansão global, começando pelos EUA. O terceiro país a receber esses novos notebooks foi o Brasil! Para isso, os japoneses da Vaio fecharam uma parceria com a Positivo, que será responsável por fabricar, distribuir e dar assistência técnica a esses aparelhos.

Executivos da Positivo explicaram funciona essa parceria. Basicamente, a Positivo representa a Vaio Corporation no Brasil e lançará seus dispositivos aqui sem interferir muito no projeto. A Positivo faz alguns ajustes – como, por exemplo, incluir teclado ABNT2 em um dos notebooks – mas não vai muito além disso. E a chegada de produtos por aqui depende de decisão dos japoneses: os smartphones Vaio, por exemplo, ainda estão sendo testados no Japão e por enquanto não há previsão de que eles saiam em outras partes do mundo.

Os computadores Vaio, portanto, são fabricados pela Positivo, mas não serão exatamente computadores Positivo. Eles serão mais caros e voltados para um público premium, enquanto os Positivo seguem buscando aqueles que não podem (ou não querem) pagar muito em um computador.

Em relação à assistência técnica, a nova Vaio tratou de explicar como vai ficar a situação para os consumidores dos antigos Vaio. Para quem tem um Sony Vaio, a Sony continuará sendo a responsável pela assistência técnica. Quem comprar um novo Vaio, no entanto, precisará ir atrás da nova empresa. Para aqueles que não souberem quem fabricou o notebook, os call centers das duas empresas estão treinados para indicar o caminho certo a ser seguido, de acordo com a Vaio.

Vejo a Vaio mais ou menos como a Quantum, outra marca nova da Positivo: uma tentativa de atrair consumidores que não confiam nos produtos Positivo, mas com uma cara nova, mais chique, mais premium. Enquanto os smartphones Quantum só são vendidos em canais específicos, os Vaio serão distribuídos para as grandes redes de varejo.

A VAIO continua responsável pelo desenvolvimento de todos os produtos. Sua equipe de engenheiros e designers é reconhecida mundialmente pelo controle de qualidade com cada detalhe, cada funcionalidade, definindo computadores e tablets de design, usabilidade e durabilidade superiores, definida com perfeição em seu slogan nas campanhas que serão veiculadas no Brasil: The Art of Technology.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *